terça-feira, 8 de julho de 2008

Outro lado de mim


MÚSICA:

Cinco horas da manhã, escuro

o tempo fecha, e só a luz que vai chegar
Conto as horas pra saber a hora


Quanta briga insiste a se alimentar



Quero ir para o outro lado de mim mesmo, ver meu sangue descansar
Quero ter flores e candelabros desaparecendo quando o sol chegar




Caminhando na penumbra, vão meus pés acelerando

vento devagar

Vou subir pra onde está surgindo um funeral descartável

vou descansar

Lucas Ribeiro Aparecido



SITUAÇÃO DE INSPIRAÇÃO:

Um cidadão cansado de uma noite de diversão com os amigos, que passara um pouco da conta, morrendo de sono, às cinco horas da manhã, com o céu clareando, esperando uma carona do pai de um amigo, mas também aguardando o término de uma briga de casal, envolvendo o referido amigo, afim de que este silicitasse a carona. A última estrofe diz respeito ao momento em que o cidadão chega na rua de casa, e fica emocionado com o fato, que embora parecesse bobo, na condição física em que estava, era uma glória.



CONSIDERAÇÕES:

Como se pode ver, a música retrata um ambiente sombrio e uma situação em que ocorre um velório ou algo do tipo. À primeira vista, qualquer um pensaria estar diante de uma letra de música gótica, mas se trata de uma música a qual eu compus pra minha banda, que toca um som meio derivado do grunge dos anos 90, algo entre o fim dos anos 60 e 70, e até do meio daquele, e algumas outras influencias, mas nada de macabro e de sacrifícios de animais em cima do palco. As lendas urbanas podem assemelhar-se a ela no ponto em que, ao ler a explicação, o fato que inspirou a criação da letra, percebe-se que de nada tem haver com o que foi literalmente passado, e expunha o simples fato de um garoto cansado, querendo ir pra casa mas não tendo meios para faze-lo. Porém, daí poderia surgir tranquilamente uma lenda urbana de uma seita secreca, algo haver com o horário(cinco horas da manhã), um significado cósmico, místico, de algo em que as pessoas deitariam para a morte para em seguida levantarem revigoradas, ou qualquer maluquisse dessas, e no fim das contas, o que deu origem a tudo foi um simples evento cotidiano.

Lendas são visões distorcidas da realidade, que contam a própria realidade de uma maneira nada sutil, nos fazendo acreditar no seu sentido literal por preguiça de analisar o significado implícito. Questão de pura hermenêutica. Interpretar, antes de captar e assimilar logo de início o que nos é passado é fundamental.

12 comentários:

Danilo disse...

tu és um louco!!! hehehehe

Daah O. disse...

Seja bem vindo!
=)
Já te add lá.

Daah O. disse...

Você vai lá em layout. Depois adicionar um elemento a página, depois links... e depois é só digitar lá o endereço e o nome do link!

Anônimo disse...

Oi, Lucas! Obrigada pela visita no blog! Fico feliz que tenha gostado... :-) Bem-vindo ao mundo dos blogueiros... Beijão!

Ruberto Palazo disse...

Poesia as cinco da manha é uma delicia, e voce tem talento...

Mas deixo uma dica, é interessante saber as inspirações do autor e suas considerações, mas poesia é motivada em ti por certos desejos, mas ela inspira em nós leitores emoções muitas vezes diferentes da suas. Creio que seria mais interessante deixar os leitores expressarem o que seus versos podem fazer com nossos corações...

Não é uma critica Lucas, apenas um ponto de vista.

Sobre a lei seca, eu nao sou contra, muito menos defendo bebados apesar de muitas vezes ser um....hehehe!!! Pelo contrario, concordo que quem dirige nao deve beber, afinal essa combinação é explosiva.

Minha indignação vem de outros fatores. Ela insinua que aqueles que ingerem qualquer dose de bebida alcoolica é um bebado, descartando a possibilidade de existirem pessoas que apreciem um bom vinho, visto que médicos incentivam beber um copo de vinho pelos efeitos benéficos que o mesmo trás a saude. Além disso, doses de listerine (que contem alcool) podem fazer o bafometro indicar que foi ingerida bebida alcoolica.

Mas deixamos esses pontos de vista de lado, afinal a lei tem resultados com redução brusca do numero de ocorrencia desde a nova lei, certo?

E sinceramente, é muito bonitinho o fato de dizermos que as pessoas que bebem podem revezar quem dirige nao bebe. Mas pense comigo, afinal foi criada uma lei que dificulta a vida do cidadão que agora precisa escolher a pessoa que nao pode ingerir uma gota de alcool por qu está dirigindo, ao inves de ter politicas de transporte publico e segurança que possibilite que as pessoas possam sair para se divertir e ingerir alcool, e voltar para casa tranquilamente em um transporte coletivo sem colocar em risco a vida de outras pessoas.

Tapa-se o sol com a peneira, criando uma lei para gerar numeros de transito, e que esconde pessimas condições de segurança e transporte publico.

Mas a lei é para o bem de todos, e incentivar que essa droga chamada alcool seja banida da sociedade. Qual será a proxima medida? Proibir a ingestão de gordura e doces, visto que os mesmos causam diabete e obesidade?

Desculpe o desabafo caro amigo...
Mais uma vez reafirmo, nao sou contra a lei por que acredito que quem bebe nao deva dirigir. Sou contra as politicas unilaterais aplicadas pelo nosso governo que insiste em aplicar medidas "simples", como se o problema fosse toda sociedade, e não os recursos que eles mesmo fornecem para o cidadão se locomover com segurança.

Abraços

Ruberto Palazo disse...

Caro amigo...

O que seria da vida se não pudessemos argumentar e trocar idéias, só assim temos a possibilidade de crescermos como pessoas... gostei dos pontos de vista que vc colocou. E sobre minha frase, foi a primeira vez que tive que carregar bebados e eu estava sóbrio, só ai vi como é dificil......hehehehe!!

Mas assino embaixo na medida emergencial, agora precisamos cobrar politicas publicas eficientes...

Gostei de ti... é sempre bom conversar com quem tem o que conversar!
Se quiser trocar mais idéias é só mandar e-mail para rubertonunes@gmail.com

Abraços

Mare Soares disse...

Se mais um texto seu for tão maravilhoso como esse, juro pra ti que não só será linkado como farei questão de vir aqui comenar todos os dias ! (:

Adoro trabalhos incríveis como o seu! ^^

Beijão!

Mare Soares disse...

hsauashas caramba, novo e tem mais comentário do que o meu blog shasuhe como você conseguiu isso? xD

Ah, te falar que eu adorei a música especialmente, mas no geral tá incrível sim (:

Você é muito simpático, vou ter prazer de vir aqui (:

beijão!

Mare Soares disse...

ah, sim, esqueci de perguntar, posso te linkar? :)

Mare Soares disse...

está linkado ! (:
Pow, bacana. Eu fiz amizade com 3 pessoas que completamente aleatórias com o blog hahaha, acho que dei um pouquinho de sorte. Hoje somos grandes amigos até e estávamos com uma vaga idéia de produzir um livro juntos (:

Ah, obrigada pelos elogios hsaushe o lance da música me deixou bem sem graça até haha xD seria uma boa ter uma música a partir de textos meus, eu me sentiria bem feliz haha xD
você toca/escreve músicas? (:

Mare Soares disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Gostei da poesia.
Concordo com o que Pavon falou.
É bom fazer as nossas interpretações e é mto bacana ver que geralmente as pessoas interpretam de uma maneira totalmente diferente da nossa.
=)
Abraços